Há muito material para consulta disponível na internet e é possível checar se um trabalho foi ou não copiado.
A internet é uma gigantesca fonte de informações, que podem servir como uma das principais aliadas para quem está realizando pesquisas ou elaborando trabalhos escolares.
No entanto, o estudante precisa ser capaz de produzir conteúdo original para o seu trabalho, além de evitar obter informações de fontes duvidosas.
Existe muito material pronto disponível e, para auxiliar os professores na identificação de conteúdo plagiado, existem diversas ferramentas que avaliam o trabalho e verificam se existem cópias na internet.
Veja a lista dos melhores programas para detectar plágio em trabalhos escolares.
Farejador de plágio
É um programa brasileiro, desenvolvido por um projeto de pesquisa da Universidade do Contestado, que busca na internet os trechos de documentos do Word e também em formato PDF.
Ele realiza uma varredura completa no arquivo e exibe o endereço do site que tem conteúdo copiado em um trabalho. O Farejador de plágio está disponível para download.
Plagius
O Plagius é um programa para o sistema operacional Windows que permite analisar arquivos nos formatos TXT, ODT, DOC, DOCX e PDF.
Ele também oferece as opções de inserir diretamente um trecho de texto ou indicar o link de um site para avaliar a originalidade do conteúdo. Ao término da varredura, é exibido um relatório indicando a origem do conteúdo que foi plagiado, quando for o caso. O Plagius está disponível para download aqui.
Plagiarisma
O Plagiarisma é mais uma ótima alternativa para identificar conteúdo copiado. O programa possui versões para Windows e Android, além de um serviço online.
Esse software faz uma busca completa na internet, identifica os trechos do trabalho que foram copiados e indica a sua origem. O Plagiarisma está disponível gratuitamente no site do desenvolvedor.
Google Assignments
O buscador também está desenvolvendo uma ferramenta antiplagio. Os educadores interessados podem se inscrever no programa de beta testes para avaliar a ferramentam, que em breve estará disponível em um produto chamado Google Educacional.
O Google Assignments, além de contar com o mecanismo de busca nativo, também está integrado com Google Drive, e dessa maneira simplificação o processo de verificação da autoria do conteúdo.
FONTE: https://g1.globo.com/economia/tecnologia