A hiperuricemia é uma condição em que o corpo está sobrecarregado com acumulações de ácido úrico. Ocorre em casos de produção excessiva ou excreção insuficiente através do rim.
Os especialistas o relacionam com o desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde como cálculos renais, insuficiência renal, artrite gotosa, etc.
De acordo com estudos, os acúmulos de ácido úrico causam hipertensão e doenças cardiovasculares. Os níveis normais de ácido úrico nos homens variam entre 3,4 e 7,0 mg / dL. Quando se trata de mulheres, os números variam entre 2,4 e 6,0 mg / dL.
A hiperuricemia pode se desenvolver como resultado de abuso de álcool, dieta com purina, insuficiência renal, hipotireoidismo, acidose, obesidade ou pode ser uma questão de genes.
Alguns tipos de câncer, quimioterapia e diuréticos também estimulam a produção de ácido úrico. Os nutricionistas dizem que o colapso da dieta, do jejum e do exercício também pode afetar a produção de ácido úrico.
A boa notícia é que você pode controlar isso e evitar novas complicações.
agua
A água dilui o ácido úrico e envolve os rins para eliminá-lo. Beba muita água para prevenir ataques de gota recorrentes. De acordo com um estudo baseado na internet, o consumo regular de água reduziu o risco de ataque de gota em 40%.
Este não foi o caso de participantes que apenas tomavam um copo de água. O estudo foi apresentado na reunião anual de 2009 do American College of Rheumatology.
Coma mais frutas e vegetais com alto teor de água.
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é conhecido por reduzir as acumulações de ácido úrico e aliviar a dor gota. Ele equilibra os valores de pH e facilita a eliminação do ácido úrico. Adicione meia colher de sopa de bicarbonato de sódio à sua água e tome um gole. Faça isso quatro vezes por dia. Se a sua pressão sanguínea for muito alta, fique com 3 óculos por dia.
Vinagre de cidra de maçã
É um excelente desintoxicante. O ácido málico no vinagre de cidra de maçã degrada o acúmulo de ácido úrico e facilita a eliminação do corpo. Ele cria um ambiente alcalino no corpo, e fornece um excelente efeito antioxidante e anti-inflamatório.
Adicione uma colher de chá de vinagre de cidra de maçã orgânico a um copo de água. Beba isso 2-3 vezes ao dia. Se você estiver bem com o seu sabor, sinta-se livre para adicionar 2 colheres de sopa de vinagre de maçã para a sua água.
O vinagre de cidra de maçã reduz os níveis de potássio, então tente não abusá-lo e não use isso com diuréticos.
Laticínios
Os produtos lácteos com baixo teor de gordura reduzem a concentração de urato plasmático e reduzem o risco de desenvolver gota. O leite desnatado é rico em ácido orótico, conhecido por sua capacidade de prevenir a reabsorção de ácido úrico e facilitar a saída.
Beba 1-5 copos de leite desnatado todos os dias. Outros produtos lácteos também funcionam bem. Experimente iogurte com baixo teor de gordura.
O tofu altera a concentração da proteína plasmática e participa da eliminação do ácido úrico. Fique longe do leite de soja, porque estimula a produção de ácido úrico.
Suco de limão
Os limões têm um efeito alcalinizante e neutralizam o ácido úrico. A vitamina C dá aos limões seu poder para diminuir os níveis de ácido úrico. Esprema um limão e adicione o suco a um copo de água morna. Beba isso todas as manhãs por 2 semanas.
Suco de trigo
É outro produto alcalinizante. O suco de trigo é rico em vitamina C, clorofila e fitoquímicos. Suas proteínas e aminoácidos funcionam como um substituto da proteína animal.
Adicione 2 colheres de sopa de suco de macarrão a um suco de limão fresco. Beba isso todos os dias.
Cerejas
As cerejas e bagas escuras em geral contêm produtos químicos que reduzem os níveis de ácido úrico. As bagas roxas ou azuis contêm antocianinas, um tipo de flavonóides que reduzem o nível de ácido úrico e reduzem a inflamação e a rigidez.
Coma metade de uma xícara de cerejas todos os dias por 2 semanas. Você também pode beber 1-2 copos de suco de cerejeira por um mês. Sua dieta deve ser baseada em alimentos abundantes em antioxidantes e vitamina C, como tomates, morangos, pimentões e mirtilos.
Azeite
Quando expostos a calor elevado, a maioria dos óleos se torna rancida e reduz os níveis de vitamina E no corpo. É importante para a regulação das acumulações de ácido úrico.
Sempre use o óleo de azeitona pressionado a frio ao cozinhar. As gorduras monoinsaturadas no azeite mantêm-se estáveis durante a cozedura. Este óleo também é rico em antioxidantes e vitamina E.
Alimentos ricos em fibras e carboidratos com amido
A fibra reduz os níveis de ácido úrico. Isso significa que você deve comer mais alimentos ricos em carboidratos com amido e pobres em purina. Adicione peras, laranjas, morangos, maçãs, grãos integrais e alimentos com amido como quinoa, bananas, aveia, batatas, arroz, macarrão integral e tapioca em seu menu.
O chá verde de mamão também é uma ótima opção. Papain alcaliniza o corpo e reduz a inflamação. Isso é exatamente o que você precisa ao lidar com altos níveis de ácido úrico e gota.
Dieta de baixa purina
As purinas são compostos de nitrogênio contidos em proteínas animais. Eles se transformam em ácido úrico quando digeridos.
Se os níveis de ácido úrico são muito altos, tente evitar proteínas animais como aves, peixe, carnes de órgãos, carnes e alimentos embalados com purina, como fermento, feijão, legumes, cogumelos, cerveja e espargos.
Dicas extras
Sua dieta deve ser equilibrada e saudável. Coma carboidratos complexos e reduza a ingestão de proteínas. Os carboidratos refinados como doces, bolos e pão são seus inimigos.
Mantenha seu peso corporal e exercícios freqüentemente. Os tecidos gordurosos contribuem para a produção de ácido úrico.
Limite a ingestão de gordura, pois afeta a capacidade do seu corpo para eliminar o ácido úrico.
O xarope de milho de alta frutose e o xarope de glicose e frutose estimulam a produção de ácido úrico, então tente não usá-los.