Uma especialista em comunicação não-verbal explica que não basta ter grandes ideias: você precisa aprender a comunicá-las.
Algumas pessoas parecem compartilhar suas ideias sem esforço, engajando seu público com facilidade. Em seu novo livro, “Sinais: Domine a Linguagem Secreta da Comunicação Carismática”, Vanessa Van Edwards explica por que não basta ter grandes ideias: você também precisa saber comunicá-las. O segredo, diz Edwards, é aprender a dominar as deixas, os poderosos sinais sociais não-verbais, verbais e vocais que os humanos enviam uns aos outros.
Edwards cita um estudo inovador da Universidade de Princeton que descobriu que pessoas altamente carismáticas demonstram uma mistura especial de duas características principais: cordialidade e competência. Aqueles com ambos sinalizam confiança e credibilidade e fazem com que as pessoas os vejam como amigáveis e colaborativos.
O problema? A maioria de nós tem um desequilíbrio entre esses dois traços – e isso afeta negativamente a maneira como os outros nos percebem, diz Van Edwards. Pessoas muito cordiais e com pouca competência podem parecer amigáveis, mas nem sempre impressionantes. Pessoas muito competentes e com falta de cordialidade são vistas como inteligentes, mas frias e suspeitas. “Se você não puder demonstrar afeto”, escreve Van Edwards, “as pessoas não acreditarão em sua competência”.
Você é altamente competente, mas as pessoas te consideram inacessível? Tente algumas dessas dicas de cordialidade para sinalizar mais confiança, colaboração e abertura:
- Inclinar a cabeça mostra interesse, curiosidade e apaziguamento. (Dica profissional: considere adicionar uma foto ao seu perfil do LinkedIn com uma leve inclinação de cabeça e um sorriso genuíno para aumentar sua sugestão de cordialidade.)
- Concordar usando um aceno afirmativo sinaliza e desencadeia empatia.
- Levantar as sobrancelhas demonstra interesse, curiosidade e captura a atenção.
- Sorrisos genuínos ajudam outros a se sentirem felizes também.
- Um toque sutil e estratégico (pense: aperto de mão, high five, soquinho, tapinha nas costas) aumenta a confiança.
- Você impressiona os outros e ganha o respeito deles ao espelhar a linguagem corporal.
- Sinaliza alinhamento e concordância.
Fonte: Forbes