Nesta segunda-feira (04), o nascimento de um bebê de quase seis quilos em um hospital em Ponta Porã, chamou a atenção da equipe médica.Rafael Gomes Gonçalves veio ao mundo com 5,7 kg e 54 cm.
A cesária foi considerada de alto risco pela equipe médica e feita aos 37 semanas de gestação, conforme informações do G1 MS.
“O parto da paciente foi de alto risco, pois o feto estava na posição transversa o que dificulta a retirada, o que pode gerar riscos para a mãe e o bebê”, explicou o médico Juscelino Teotonio, especialista em Ginecologia e Obstetrícia.
Rafael é o terceiro filho de Dircenia Gomes da Rosa, de 33 anos. Ela disse que o bebê ganhou peso quando a glicose dela começou a subir. Segundo ela, “ a barriga já estava pesando demais, já não aguentava mais andar, respirava com dificuldade”.
O médico disse que uma das explicações para bebês com peso acima do padrão é o diabetes. “A equipe vai prestar um cuidado diferenciado nesses primeiros dias de vida, pois, há necessidade de monitorar os quadros hiperglicêmicos para impedir que ele desenvolva diabetes na fase adulta”.
Ainda conforme o G1 MS, por conta do tamanho e peso, quase nada do enxoval do bebê pode ser usado. O pai. Roberto Gonçalves, teve que sair às pressas para comprar roupas maiores.
G1/MS