A cooperação entre os serviços de inteligência do Iraque, Irã, Rússia e Síria possibilitou a erradicação de milhares de membros do EIIL na Síria e no Iraque.
O chefe da inteligência iraquiana, major-general Saad Mozher al-Allaq, informou no domingo que, graças à cooperação entre os serviços de inteligência desses países, as forças de segurança sírias e iraquianas mataram milhares de membros. do grupo terrorista ISIL (Daesh, em árabe) implantado em diferentes setores de seu território. O alto funcionário iraquiano relata, de fato, a morte de 430 líderes terroristas .
A autoridade iraquiana revelou informações sobre o assunto em uma reunião realizada no domingo em Bagdá entre funcionários da Defesa do Iraque, Rússia, Síria e Irã. Al-Allaq também observou que essa colaboração também causou danos significativos nas instalações e centros de terroristas no Iraque e na Síria.
Forças do governo no Iraque e na Síria destruíram especificamente cerca de 200 postos extremistas, 310 arsenais , 196 oficinas de fabricação de explosivos, centenas de veículos pesados e dezenas de drones .
Em setembro de 2015, esses países estabeleceram um centro de coordenação de operações, inteligência e segurança em Bagdá, a capital iraquiana, para trabalhar com as forças do povo iraquiano na luta contra o EIIL.
Atualmente, tanto o Iraque quanto a Síria estão lutando contra remanescentes e células isoladas do Daesh. Na verdade, o Iraque declarou vitória sobre o grupo extremista e ultraviolento em dezembro de 2017. A Síria tem conseguido, com o apoio da Rússia e os conselheiros militares iranianos, todo o território limpa de terroristas, com excepção de algumas áreas desérticas.
HISPANTV