Manifesto reúne as principais medidas que devem ser adotadas a fim de garantir o bem-estar dos mais de 60 milhões de brasileiros com até 19 anos
Crise econômica. Poucas vezes se falou tanto sobre esse assunto quanto agora. E é com base nesses debates acalorados que a Sociedade Brasileira de Pediatriaacaba de divulgar tópicos que seus membros consideram fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
O posicionamento alerta para o impacto do cenário atual no bem-estar dos brasileirinhos, além de sugerir melhorias em campos como direitos humanos, segurança pública e relações familiares. Abaixo, listamos as que estão diretamente ligadas à saúde. Confira:Educação Infantil:Veja com o Sistema Positivo de Ensino como escolher a melhor escola para seu filhoPatrocinado
1. Na rede pública, a quantidade de leitos de internação deve ser suficiente para atender à demanda de crianças e adolescentes.
2. Medicamentos e outros insumos essenciais para um bom atendimento em hospitais, postos de saúde e afins precisam estar à disposição.
3. Pais ou responsáveis têm de manter o calendário de vacinação dos filhos em dia.
4. Pediatras são os protagonistas da assistência a crianças e adolescentes.
5. Amamentação, alimentação saudável, atividade física e outros bons hábitos devem ser incentivados por meio de campanhas de conscientização, criação de espaços e suporte profissional.
6. Questões de segurança infantojuvenil precisam estar entre as prioridades para evitar mortes, acidentes, traumas e exploração.
7. Ao ver televisão ou navegar na internet, crianças e adolescentes devem ser protegidos de conteúdos sexuais, violentos ou impróprios.
Fonte: Saúde Abril