A homenagem feita pelo presidente Jair Bolsonaro às vítimas de Covid-19 na última quinta-feira durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais — ocasião em que o presidente da Embratur, Gilson Machado, tocou na sanfona uma “Ave Maria” — virou “piada de português”, ou melhor, assunto do programa humorístico da TV portuguesa Governo Sombra, transmitido pelo canal Sociedade Independente de Comunicação (SIC) na sexta-feira. Um trecho da edição do programa viralizou nas redes sociais brasileiras neste sábado.
— Essa música tanto pode ser a Ave Maria do (Franz) Schubert como parabéns a você. O Bolsonaro diz que é uma homenagem aos que se foram, mas não diz que são pessoas. Pode ser uma homenagem muito bonita a um gato morto. A homenagem reproduz o som de gatos que estão miando — disse o humorista e jornalista português Ricardo Araújo Pereira, após um trecho da live de Bolsonaro ser reproduzida.
O escritor João Miguel Tavares complementou:
— Um brasileiro com QI (quociente de inteligência) acima de 100 deve ter a sensação de um romano durante a invasão dos bárbaros. Nós olhamos pra aquilo e pensamos: o que que aconteceu com o Brasil?
O apresentador do Governo Sombra, Carlos Vaz Marques, também fez referência a uma declaração de Gilson Machado, da última quarta-feira, em que o presidente da Embratur disse não ter “nada contra quem usa seu orifício rugoso infra-lombar para fazer sexo”, ao criticar a peça de teatro “O evangelho segundo Jesus – a Rainha do Céu”, um monólogo interpretado pela atriz transexual Renata Carvalho que aborda “a sexualidade de Jesus”.
— Entre a descrição do ânus e ele tocar Ave Maria de Schubert, eu vou pra descrição do ânus — comentou João Miguel Tavares.
— Achei compensador e musicalmente mais agradável — concordou Ricardo Araújo Pereira.
FONTE: EXTRA