13 C
Ponta Porã
sábado, julho 6, 2024

https://api.whatsapp.com/send?phone=5567984437278&text=Ol%C3%A1!%20Vim%20atrav%C3%A9s%20do%20site%20Medicina%20News

https://api.whatsapp.com/send?phone=5567984437278&text=Ol%C3%A1!%20Vim%20atrav%C3%A9s%20do%20site%20Medicina%20News

https://api.whatsapp.com/send?phone=5567984437278&text=Ol%C3%A1!%20Vim%20atrav%C3%A9s%20do%20site%20Medicina%20News

Um chá para cada objetivo: entenda seus diferentes benefícios

Especialistas dão dicas para o preparo perfeito do chá e obter o máximo de sabor e benefícios da bebida funcional mais popular do mundo

Descoberto há cerca de 250 anos a.C. na China, o chá se popularizou ao redor do mundo. São consumidos anualmente cerca de  331 bilhões de litros de chá quente e 41 bilhões de litros de chá gelado, de acordo com uma pesquisa da Euromonitor.  

O preparo da bebida consiste na infusão de folhas silvestres, flores e raízes de diferentes tipos de plantas em água quente. Consumido quentinho ou frio, ele pode ser usado no café da manhã, nos lanches e, alguns deles, até e mesmo antes de dormir.

O chá aquecido é considerado terapêutico por diversos povos, uma vez que as propriedades medicinais das plantas são liberadas no líquido. Além de mais qualidade de vida, o consumo da bebida pode conter o segredo para uma vida mais longa.

De acordo com um estudo publicado no periódico científico da Sociedade Europeia de Cardiologia o consumo semanal de pelo menos 3 xícaras de chá pode acrescentar anos de vida.

Chá verde é uma das melhores opções para incluir na dieta

O chá verde – proveniente da Camellia sinensis, planta originária do território chinês e indiano – é uma das melhores opções para ser incluída na dieta do dia a dia.

Além de ser gostoso e relaxante, o chá verde também possui características que contribuem para o bem-estar.  A popularidade desta bebida milenar, preparada a partir das folhas da planta Camellia Sinensis, não é à toa.

Entre os motivos que os amantes da bebida têm para não abrir mão do consumo regular vão desde benefícios  à saúde, emagrecimento, aliado da concentração e até como parte de tratamento de beleza.

“O poder do chá está fortemente relacionado às altas concentrações de antioxidantes presentes em suas folhas e que são liberados no líquido após a infusão, que pode ser realizada à quente ou a frio”, pontua a sommelier de chá Fabi Calvo. Essas substâncias protegem contra doenças do coração, AVC e câncer, além de auxiliarem na redução do mau colesterol – o LDL.

Mas para extrair o máximo do potencial do chá, alguns cuidados precisam ser levados em conta na hora do preparo.

“O tempo ideal de infusão varia de acordo com cada qualidade de chá, branco, verde, matcha, preto, amarelo… A temperatura da água é outro ponto que exige atenção, pois também precisa ser adequada, começando em 70º para chás mais delicados como o amarelo e o branco, podendo ir até 85 ou 90º para chás escuros. Se a água for quente demais as folhas queimarão o que compromete o sabor e a qualidade da bebida”, destaca Fabi Calvo.

Diferentes chás para cada objetivo

O sommelier de chás traz informações sobre as indicações da bebida, de acordo com os objetivos desejados pelos seus consumidores. Confira:

Emagrecimento:

O chá é uma excelente opção de bebida para quem está de dieta, buscando uma vida mais saudável ou mesmo tentando eliminar alguns quilinhos. A bebida é naturalmente sem calorias e ainda pode ajudar a acelerar o metabolismo.

O chá  puerh – o chá fermentado conhecido no Brasil como chá vermelho é o mais adequado para auxiliar no processo de emagrecimento. Pois, a cafeína, somada aos polifenóis, ajudam na diminuição da absorção de gordura potencializando a queima de gordura e perda de peso.

“Além disso, é importante não adoçar a bebida com açúcar, mel ou melado, pois isso adiciona calorias e pode causar ganho de peso”, pontua a sommelier de chá.

Os chás comprados prontos em latas e garrafas podem ser armadilhas, muitas das composições vendidas no mercado apresentam adição de açúcares, adoçantes artificiais e outros ingredientes que podem comprometer a tabela nutricional do produto.

Disposição:

Para quem não gosta de café, ou deseja reduzir o consumo da bebida, mas precisa de um “gás” a mais no dia para dar conta das tarefas, o chá preto e matcha podem ser excelentes aliados.

“Logo pela manhã tomar uma xícara de chá preto ou matcha ajuda a mandar o desânimo pra longe. O consumo do Matcha, que é um pó verde bem intenso e fininho, deve ser limitado a até 3 xícaras por dia, evitando o período da tarde e da noite e não excedendo 5 xícaras diárias, pois é extremamente estimulante devido à alta concentração de cafeína”, orienta a especialista em chás Fabi Calvo.

Digestão:

Sabe aquela sensação de que exagerou na comida? Ao invés de correr para a farmacinha para se auto-medicar, dê uma chance ao chá. Uma xícara de chá Oolong, também conhecido como chá azul, após o almoço ajuda a reduzir a sensação de estômago pesado por facilitar o processo digestivo.

Antes de dormir:

O mito de que não se deve tomar chá antes de dormir é na verdade um mal entendido.

“De fato, algumas variáveis, como alguns Oolongs e Matcha devem ser evitados antes de dormir por possuírem ação estimulante. Contudo, nos chás branco, amarelo e verde, as substâncias responsáveis por essa excitação estão menos presentes e não interferem no sono, podendo inclusive ser aliados no processo de relaxamento”, explica Fabi Calvo.

5 motivos para começar uma rotina de tomar chá

O chá verde possui em sua composição os aminoácidos glutamato e teanina, responsáveis por conceder à bebida o umami, quinto gosto básico do paladar humano, como explica a nutricionista do Comitê UmamiMariana Rosa.

Descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda, Umami significa “delicioso” ou “saboroso” em português e, além de ser um gosto marcante, também é conhecido pelos benefícios para a saúde.

Um deles é o aumento da salivação na boca, o que torna os alimentos mais palatáveis e promove uma melhor aceitação alimentar em idosos e pacientes em tratamento contra o câncer, por exemplo.

umami foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas.

O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. A continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento é outra característica. Para saber mais, acesse o site

A nutricionista explica cinco importantes razões para incluir o chá na dieta diária.

CONCENTRAÇÃO E HUMOR

O chá verde possui cafeína, o que estimula o sistema nervoso central. Aqui, são provocadas as liberações de serotonina – afetando diretamente na melhora do humor – e de hormônios e neurotransmissores – que aumentam e intensificam a concentração.

DIGESTÃO

De acordo com Mariana, o glutamato, um dos aminoácidos que proporciona o umami presente na bebida, possui receptores no estômago. “Ele estimula a liberação de moléculas que ativam o nervo vago, que transmite a informação ao cérebro da presença de proteínas no estômago, intensificando e melhorando a digestão”, ressalta.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Rica em antioxidantes, a bebida oriental pode auxiliar a controlar os níveis de colesterol. As propriedades do chá verde também ajudam impedindo a formação de coágulos no sangue, podendo colaborar na prevenção de doenças cardiovasculares, incluindo AVC, infarto e trombose.

RENOVAÇÃO CELULAR

“A propriedade antioxidante também auxilia no combate aos radicais livres. Dessa forma, o chá verde ajuda na renovação celular, combatendo o envelhecimento da pele e mantendo a aparência jovial”, informa Mariana.

RETENÇÃO DE LÍQUIDO

A cafeína também é um composto diurético, auxiliando no combate à retenção de líquidos. “A propriedade diurética pode colaborar e desinchar o corpo, também ajudando na perda de peso”, conclui a especialista.

Tire as principais dúvidas sobre os chás

1 – Os chás ajudam a emagrecer?

O médico nutrólogo Nataniel Viuniski, membro do Conselho Consultivo da Herbalife do Brasil, esclarece que alguns chás são ricos em substâncias que aceleram o metabolismo temporariamente, conhecido como efeito termogênico, como chá verde, chá preto, chá de gengibre, chá de canela, entre outros.

“Eles contribuem para acelerar de forma moderada a queima de gordura e são levemente diuréticos, portanto, auxiliam na eliminação de líquidos retidos no organismo. Mas é importante destacar que o efeito sobre o peso corporal somente será obtido juntamente com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos”, destaca.

Outro ponto positivo é que essas bebidas contribuem para o aumento no consumo de líquidos, apoiando na hidratação do nosso organismo.

2 – Como consumir o chá termogênico?

Como a maioria dos chás termogênicos apresenta cafeína em sua composição, o ideal é consumir durante o dia, até às 16h, para não impactar no seu sono.

“Os intervalos entre as refeições são momentos estratégicos para inserir os chás termogênicos com o objetivo de dar uma turbinada na sua energia e disposição. Mas eles também podem ser ingeridos antes do exercício físico, contribuindo para um bom rendimento, uma vez que a cafeína pode ajudar a adiar a sensação de fadiga, mantendo o esportista em atividade por mais tempo”, explica o nutrólogo.

3 – Quantas vezes ao dia é recomendado tomar bebidas termogênicas com cafeína?

Existe uma grande diferença na sensibilidade individual para a cafeína, sendo que as pessoas mais sensíveis podem sentir algum desconforto com doses pequenas enquanto outras podem ingerir maiores quantidade sem problemas.

Mas, de maneira geral, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda a ingestão diária de até 400 mg de cafeína, sendo até 200 mg por vez. Portanto, é importante ficar atento às recomendações do rótulo do produto e avaliar a quantidade de cafeína que cada bebida oferece por porção.

4 – Quais outros benefícios os chás oferecem?

Segundo o médico nutrólogo, os chás verde e preto, por exemplo, contêm flavonoides e fitonutrientes ricos em antioxidantes que protegem as células contra as ações danosas dos radicais livres, ajudando a combater a inflamação no corpo, melhorando algumas funções cerebrais como a atenção e a memória, ajudando a prevenir as doenças cardiovasculares e seus fatores de risco.

Outras ervas, como a camomila e a erva-doce, também possuem ação antioxidante, porém sem a cafeína, e assim ajudam a promover o relaxamento e a contribuir para um sono reparador, além de ajudar a melhorar o sistema digestivo.

5 – Os chás têm alguma contraindicação?

Qualquer pessoa com sensibilidade à cafeína ou restrições devido a uma condição de saúde — como gestação, amamentação, gastrite —, deve ajustar sua ingestão conforme as recomendações do médico e/ou nutricionista. Também é preciso lembrar que a resposta e a tolerância à cafeína podem variar de uma pessoa para outra.

Chás também ajudam no retorno à rotina alimentar após exageros

Se você é daqueles que, ao se juntar com família e amigos em datas comemorativas, costuma exagerar na alimentação, os chás podem ser seus aliados para equilibrar a dieta.

Além de ajudar no bem-estar digestivo, as infusões beneficiam a saúde como um todo, quando preparadas e consumidas da forma correta.

Soraia Batista, nutricionista da Sodexo Benefícios e Incentivos, explica que os chás têm propriedades diversas e podem ser ingeridos regularmente.

“Hoje, encontramos facilmente em supermercados e feiras inúmeras opções de infusões para fazermos em casa e que podem ser usados para relaxar, reduzir a ansiedade, melhorar a concentração, dormir melhor e até para ter mais energia durante o dia”.

A bebida pode ser consumida quente ou fria, dependendo da época do ano e do paladar de cada pessoa. Para quem gosta de variar, as infusões ainda podem ser feitas com um ou mais ingredientes, dando um sabor especial e potencializando os resultados.

“Os chás também são ótimas fontes de hidratação quando somados ao consumo diário de água”, completa Soraia.

Receitas de chá para recuperar e dar mais energia

CHÁ DETOX

  • 1 colher de sopa de folhas de alcachofra (Cynara scolymus L.)
  • 3 colheres de sopa de cavalinha (Equisetum arvense L.) – planta inteira e partes aéreas
  • 1 colher de sopa de folhas de capim cidreira (Cymbopogon citratus)
  • 1 litro de água

Modo de fazer: Ferva o litro de água e desligue. Deixe esfriar por alguns minutos ou até a água atingir 85°C, adicione as ervas, abafe por 10 minutos e consuma ao longo do dia.

CHÁ ANTIOXIDANTE

  • 40g de sementes de erva-doce (Pinpinella anisum)
  • 40g de flores de camomila (Matricaria chamomilla L.)
  • 40g de folhas chá verde (Camellia sinensis)
  • 40g de sementes de cardamomo (Elettaria cardamomum)
  • 40g de maçã seca (Malus domestica)
  • 6g ou 2 colheres de sobremesa de gengibre (Zingiber officinale)
  • 1 litro de água

Modo de fazer: Triture as ervas no mixer ou no liquidificador e armazene em uma embalagem de vidro. Guarde ao abrigo da luz e da umidade. Coloque o gengibre em água fria e leve ao fogo até ferver (100°C), aguarde 5 minutos e desligue. Deixe esfriar por alguns minutos ou até a água atingir 85°C. Adicione 3 colheres de sopa cheias (18g) da mistura triturada e deixar em infusão por 10 minutos. Coe e consuma ao longo do dia.

CHÁ DIURÉTICO

  • 1 litro de água
  • 5 colheres de sopa de flor de hibisco (Hibiscus sabdariffa)
  • 3 colheres de sopa de cavalinha (Equisetum arvense L.) – planta inteira e partes aéreas

Modo de fazer: Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que levantar as primeiras bolhas de fervura ou atingir os 100°C, desligue. Deixe esfriar por alguns minutos ou até atingir 85°C, acrescente o hibisco e, na sequência, a cavalinha. Abafe por 10 minutos e coe em seguida. Tome durante todo o dia e, preferencialmente, 1 xícara (200ml) meia hora antes das refeições.

CHÁ PARA MELHORAR O SONO

  • 40g de casca de mulungu (Erythrina mulungu)
  • 40g de flores de camomila (Matricaria chamomilla L.)
  • 40g folhas de melissa (Melissa officialis L.)
  • 40g de folhas de maracujá (Passiflora incarnata)
  • água

Modo de fazer: Triture as ervas no mixer ou liquidificador, armazene em uma embalagem de vidro e guarde ao abrigo da luz e umidade. Utilize 5 colheres de sopa cheias ou 12,5g da mistura para 1 litro de água quente ou em temperatura de 85°C. Deixe em infusão por 10 minutos. Consuma 1 a 2 xícaras (200ml cada) antes de dormir.

CHÁ DIGESTIVO

  • 3 colheres de chá ou 4,8g de sementes de funcho (Foeniculum vulgare M.)
  • 2 colheres de sobremesa ou 2 a 3 centímetros ou 8,8g de gengibre (Zingiber officinale)
  • 5 colher de chá ou 10,5g de folhas de hortelã (Mentha piperita L.)
  • 1 litro de água

Modo de fazer: Coloque o gengibre em água fria e leve ao fogo. Quando levantar fervura ou alcançar 100°C, aguarde de 5 a 10 minutos e desligue. Aguarde alguns minutos ou até a água atingir 85°C, adicione o funcho e o hortelã. Deixe em infusão por 5 minutos. Consuma 1 xícara (200ml) após as refeições.

CHÁ PARA FOCO E CONCENTRAÇÃO

  • 1 colher de sobremesa ou 2,8g de folhas de chá preto (Camellia sinensis)
  • 1 colher de sopa ou 8,9g de mix de cranberry e gojiberry
  • 1 colher de sopa ou 3,9g de chá verde (Camellia sinensis)
  • 1 litro de água

Modo de fazer: Coloque 1 litro de água para ferver, quando ferver ou atingir 100°C, desligue. Deixe esfriar por alguns minutos ou até a água atingir 85°C, adicione o chá preto, abafe e desligue o fogo. Deixe em infusão por até 5 minutos e consuma ao longo do dia.

CHÁ TERMOGÊNICO

  • 1 colher de sopa ou 3,9g de folhas de chá verde (Camellia sinensis)
  • 1 colher de sopa ou 6,1g de sementes de erva-doce (Pinpinella anisum)
  • 1 litro de água

Modo de fazer: Ferva o litro de água ou até atingir 100°C e desligue. Deixe esfriar por alguns minutos ou até a água atingir 85°C, adicione as ervas, abafe por 10 minutos. Consuma 1 xícara (200ml).

 

 

 

 

Texto originalmente publicado em Vida & Ação

Artigos Relacionados

https://api.whatsapp.com/send?phone=5567984437278&text=Ol%C3%A1!%20Vim%20atrav%C3%A9s%20do%20site%20Medicina%20News

https://api.whatsapp.com/message/NEHA6XVO5DGVH1?autoload=1&app_absent=0

https://api.whatsapp.com/send?phone=5567984437278&text=Ol%C3%A1!%20Vim%20atrav%C3%A9s%20do%20site%20Medicina%20News

https://api.whatsapp.com/send?phone=5567984437278&text=Ol%C3%A1!%20Vim%20atrav%C3%A9s%20do%20site%20Medicina%20News

https://api.whatsapp.com/send/?phone=5551989681901&text=Ol%C3%A1%2C+estou+vindo+atrav%C3%A9s+do+site+Medicina+News&type=phone_number&app_absent=0

https://api.whatsapp.com/message/NEHA6XVO5DGVH1?autoload=1&app_absent=0

https://api.whatsapp.com/send?phone=5567984437278&text=Ol%C3%A1!%20Vim%20atrav%C3%A9s%20do%20site%20Medicina%20News

https://api.whatsapp.com/send?phone=5567984437278&text=Ol%C3%A1!%20Vim%20atrav%C3%A9s%20do%20site%20Medicina%20News

https://api.whatsapp.com/send?phone=%2B5567992112006&data=AWCGxbITXq3FLqSJ30xl0YD45_tLKRywaV0KE5PygwNh47eaxjL6tbR39OeZUip-ponn83hQ59lEZENxo8uZNOKg4tXphmbAH1xStUKGYmoPIEosWRIZcmTkArc5AYtmdWSdR8nRU-eECkuSMZMqRa15caJozXxLUTaaFC_n5klBKLO83ells7y340Ang9kwdE7LvXg86L2PouTNnm9K9DVJ-5xJPgPkB28OgozxG74PwYRXTAZ8-c5RcboxYvNPmaXkH-XnG7xf1gGdlFT5ug&source=FB_Page&app=facebook&entry_point=page_cta&fbclid=IwAR3D1DSCZzh-lhZOHi1zVia0CT-cIud8tazwJtnX8ExdwAHtR4pross9Jxs
https://api.whatsapp.com/message/NEHA6XVO5DGVH1?autoload=1&app_absent=0

https://api.whatsapp.com/send?phone=5567984437278&text=Ol%C3%A1!%20Vim%20atrav%C3%A9s%20do%20site%20Medicina%20News

https://api.whatsapp.com/send?phone=5567984437278&text=Ol%C3%A1!%20Vim%20atrav%C3%A9s%20do%20site%20Medicina%20News

https://api.whatsapp.com/send?phone=5567984437278&text=Ol%C3%A1!%20Vim%20atrav%C3%A9s%20do%20site%20Medicina%20News

https://api.whatsapp.com/send/?phone=5551989681901&text=Ol%C3%A1%2C+estou+vindo+atrav%C3%A9s+do+site+Medicina+News&type=phone_number&app_absent=0

Artigos Relacionados