Nova célula pode alertar sobre surto de artrite reumatóide

0
390

Novas pesquisas descobriram uma nova célula que pode atuar como um sinal de alerta de um surto de artrite reumatóide.

Os cientistas identificaram uma célula anteriormente desconhecida que está presente em quantidades significativas no sangue de uma pessoa antes que ela sofra de um surto de artrite reumatóide.

Os resultados aparecem no New England Journal of Medicine . Eles podem levar a melhores previsões de surtos de artrite reumatóide, bem como possíveis terapias para direcionar as causas da doença.

O que é artrite reumatóide?

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , a artrite reumatóide é um tipo de condição autoimune. Em condições auto-imunes, o sistema imunológico de uma pessoa ataca por engano células saudáveis. Isso causa inflamação.

Na artrite reumatóide, essa inflamação geralmente afeta as articulações de uma pessoa – principalmente os pulsos, mãos e joelhos. Além do inchaço doloroso, a artrite reumatóide pode resultar em danos aos tecidos e dor crônica, dificuldades de equilíbrio e irregularidades nas articulações.

A artrite reumatóide é caracterizada por períodos em que os sintomas são mínimos e períodos em que são mais graves (surtos).

Prever surtos é difícil, o que pode dificultar o controle dos períodos em que a artrite reumatóide inibe o funcionamento diário de uma pessoa.

Para entender melhor como e por que as crises ocorrem, os autores do estudo recente analisaram o sangue dos participantes, em vez de suas articulações.

A equipe tem experiência na análise de RNA, que é um tipo de mensageiro que carrega instruções do DNA de uma pessoa, para entender sua conexão com várias condições. Especialistas podem analisar o RNA usando exames de sangue.

Os pesquisadores usaram um processo chamado seqüenciamento longitudinal de RNA, que monitora as alterações no RNA de uma pessoa por um longo período de tempo. Isso permitiu que eles obtivessem informações valiosas à medida que surgissem e surgissem surtos de artrite reumatóide.

Durante quatro anos, uma pessoa com artrite reumatóide foi submetida a exames de sangue semanais com picadas nos dedos, que concluíram em casa e postados aos pesquisadores. Esse participante também relatou seus sintomas, permitindo que os pesquisadores comparassem os resultados da análise de RNA com os surtos da pessoa.

Além desse participante do “índice”, três outras pessoas foram submetidas a um pouco menos de exames de sangue durante esse período, o que permitiu que os pesquisadores validassem suas descobertas com o participante do índice.

Célula desconhecida

Os pesquisadores notaram que nos dias anteriores a uma crise, a assinatura de uma célula desconhecida estava constantemente presente no sangue da pessoa.

Rastreando a assinatura, eles viram que a célula estava presente em números baixos quando os sintomas da pessoa eram baixos, significativamente mais altos logo antes de um surto e praticamente ausentes durante o surto.

De acordo com a coautora do estudo, Dr. Dana Orange, professora assistente de investigação clínica na Universidade Rockefeller, em Nova York, NY: “Ficamos surpresos ao ver que os genes expressos logo antes de um surto são normalmente ativos nos ossos, músculos. e matriz extracelular – caminhos estranhos a serem encontrados nas células sanguíneas. Isso realmente despertou nosso interesse.

Possíveis aplicações

Os pesquisadores denominaram essas novas células de células “PRIME”. Embora ainda não esteja claro como eles funcionam, os autores do estudo fizeram algumas especulações.

Os perfis de expressão de RNA das células PRIME são muito semelhantes aos dos fibroblastos sinoviais. São células presentes nas articulações que contribuem para os sintomas da artrite reumatóide. As células PRIME poderiam, portanto, ser um precursor dos fibroblastos sinoviais.

Em ambos os casos, a descoberta de células PRIME abre as portas para métodos futuros de previsão de quando é provável que ocorra um surto. Isso pode ser significativo para pessoas que precisam gerenciar a vida cotidiana com artrite reumatóide.

Como co-autor do estudo, Dr. Robert B. Darnell, Robert e Harriet Heilbrunn Professor da Universidade Rockefeller, observa:

“Se conseguirmos identificar com segurança essas novas células nos pacientes, poderemos dizer a eles: ‘Você está prestes a sofrer um surto’, para que eles possam se preparar. Isso tornaria as explosões menos perturbadoras e mais fáceis de gerenciar. ”

Além disso, se a equipe puder determinar se as células PRIME estão relacionadas apenas a surtos ou uma causa principal delas, há esperança de que os cientistas possam derivar novas terapias deles que possam inibir completamente os surtos.

Segundo o Dr. Darnell, “para médicos e pacientes, a intervenção antes de uma crise é sempre melhor do que apenas tratar os sintomas. Se essas células são antecedentes da doença articular, elas se tornam um alvo potencial para novos medicamentos. ”

 

 

 

Fonte: Medical News Today

DEIXE UMA RESPOSTA

CAPTCHA


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.