O principal culpado por suas propriedades surpreendentes é considerado seu ingrediente ativo, a curcumina. No entanto, ele não fica sozinho.
Estudos mais recentes revelam outra propriedade da açafrão: aparentemente, toda a açafrão poderia realmente ajudar com a regeneração do cérebro!
Pesquisadores alemães examinaram os efeitos da aromática-turmerona, que é um componente solúvel em gordura da açafrão, nas células estaminais neurais, em ratos adultos e in vitro. Eles descobriram que as células estaminais neurais (NSCs) aumentaram em número em 80% quando expostas à ar-turmerone, mostrando seus efeitos curativos.
No caso dos ratos, criaram novas células cerebrais saudáveis na zona subventricular e no hipocampo. Além disso, eles também notaram um crescimento de tamanho.
Portanto, ar-turmerone é um poderoso regenerativo que pode ajudar os NSCs na regeneração cerebral e, eventualmente, pode ajudar no tratamento de doenças degenerativas, como AVC ou Alzheimer.
Não apenas promove a proliferação de células estaminais, mas também diferencia células-tronco em neurônios, o que é um dos principais objetivos da medicina regenerativa.
Segundo os cientistas, a curcumina pode melhorar a memória geral dos pacientes com Alzheimer. No entanto, há uma necessidade de pesquisa adicional para apoiar os efeitos benéficos da curcumina, antes de começar a usá-los como uma alternativa aos métodos prejudiciais baseados em drogas.
Além disso, o uso de toda a açafrão oferece mais benefícios do que o extracto de curcumina por conta própria. Por exemplo, no caso de inflamação do colônico ou pólipos, o extrato será absorvido pelo intestino delgado antes de chegar ao intestino grosso, ao contrário de toda a açafrão.
Na verdade, os compostos benéficos da açafrão são responsáveis por muitas de suas propriedades curativas, mas é sempre o melhor para usá-lo como um todo e aproveitar todos os benefícios para sua saúde.
Fonte:histologia