Embora seu nome tenha se tornado popular recentemente graças às celebridades, este chá tem sido o protagonista de muitas cerimônias japonesas por séculos. Provém da mesma planta do chá verde, Camellia sinensis, mas devido à sua concentração, apresenta níveis mais elevados de nutrientes e proteínas. Aqui, dizemos como isso pode ajudá-lo:
Como conseguir isso
O agricultor cobre as plantas entre 20 e 30 dias antes da colheita, o que provoca um aumento na produção de clorofila, aumentando o conteúdo de aminoácidos e conferindo-lhe um tom verde escuro. Depois de colhidas, cozidas no vapor e secas, as folhas são moídas. Isso lhe confere maior quantidade de cafeína e antioxidantes, além de sua apresentação característica em pó.
Como adicioná-lo à sua dieta
Este chá é fácil de preparar e de incorporar na dieta: misturar entre 60 e 120 mililitros (ml) De água quase fervente com 1 ou 2 colheres de chá de pó de Matcha, quando ficar espumoso significa que está pronto. Recomenda-se beber até 2 xícaras por dia e procurar variedades orgânicas certificadas, para que possa desfrutar de seus benefícios sem correr o risco de efeitos colaterais.
Seus grandes benefícios
Alguns estudos relatam que, devido à forma como é produzido, o chá Matcha tem mais antioxidantes do que outros produtos de C. sinensis, como o tradicional chá verde. Isso permitiria oferecer os seguintes benefícios saudáveis:
1. Antioxidante natural
É rico em catequinas, compostos vegetais que atuam como antioxidantes naturais. Isso ajuda a estabilizar os radicais livres, moléculas instáveis que danificam as estruturas celulares, causando várias doenças crônicas. O número de catequinas em Matcha é estimado em até 137 vezes maior do que em outros tipos de chá verde.
2. Protege o fígado
Diferentes estudos descobriram que Matcha pode ajudar a proteger a saúde do fígado. Isso porque favoreceria a redução das enzimas hepáticas, gerando menor risco de doença hepática gordurosa não alcoólica ou menor risco de doença hepática.
3. Fortalece a função cerebral
O chá Matcha possui um composto chamado L-teanina, que altera os efeitos da cafeína, promove o estado de alerta, induz relaxamento, diminui os níveis de estresse e ajuda a prevenir a queda nos níveis de energia que ocorrem após o consumo cafeína. Além disso, proporcionaria melhorias no tempo de reação, memória e função cerebral em pessoas mais velhas.
4. Ajuda a prevenir o câncer
Tem uma presença significativa de polifenóis e outros antioxidantes, como a epigalocatequina-3 (EGCG), um tipo de catequina que demonstrou ter poderosas propriedades anticancerígenas. De acordo com tubos de ensaio e estudos em animais, EGCG demonstrou ser eficaz na prevenção do câncer de pele, próstata, pulmão, fígado e mama.
5. Mantém o coração saudável
Uma dieta balanceada, um estilo de vida saudável e beber Matcha podem ajudar a manter o coração saudável e protegê-lo contra doenças cardíacas e derrames. Também foi demonstrado que reduz os níveis de colesterol total e LDL ou “ruim”, assim como os triglicerídeos.
6. Ajuda a perder peso
Na grande maioria dos suplementos para perda de peso, podemos encontrar “extrato de chá verde” como ingrediente. Diferentes estudos mostram que pode ajudar a acelerar o metabolismo para aumentar o gasto de energia, aumentar a queima de gordura e manter a perda de peso. Matcha vem da mesma planta e compartilharia esses efeitos.
7. Melhores defesas
Certos antioxidantes em Matcha, como epigalocatequina e L-teanina, estimulariam o sistema imunológico e fortaleceriam as defesas. Existem evidências de sua ação inibitória contra o crescimento de vários patógenos, como influenza A, vírus da hepatite B e C e herpes, ou a bactéria Staphylococcus aureus.
Outros benefícios
Ainda são necessárias mais pesquisas sobre esses benefícios, mas acredita-se que o consumo do Matcha favoreceria a absorção da catequina no tecido ocular, o que poderia ajudar a prevenir a cegueira causada pela catarata, e permitiria estabilizar o metabolismo, reduzindo a concentração de açúcar em sangue.
Precauções
Apesar da grande variedade de benefícios, não se deve esquecer que o chá Matcha contém cafeína, que pode causar distúrbios do sono. Além disso, em raras ocasiões, foi associado a um risco aumentado de diarreia ou problemas gastrointestinais. Se não conhece os seus efeitos no seu corpo, não é recomendado começar a tomá-lo durante a gravidez ou amamentação.
Fonte: Hola Doctor